Covid 19: Restrições na Itália estão perto de acabar

As maiores restrições da Itália como o Green Pass serão retiradas dia 1° de abril

As restrições na Itália por conta da pandemia de Coronavírus estão perto de acabar. A partir de 1o de abril não será mais preciso, por exemplo, usar máscaras em espaços abertos ou fechados, nem apresentar o Green Pass, que atesta a imunização contra a Covid 19.

O primeiro ministro italiano Mario Draghi anunciou que não vai prorrogar o estado de emergência a que a Itália está submetida desde 30 de janeiro de 2020, porque “a campanha de vacinação melhorou acentuadamente a situação epidemiológica”.

O estado de emergência havia sido prorrogado, em 15 de dezembro do ano passado, e expira dia 31 de março. Com isso, as novas regras de restrições na Itália começam a valer a partir de 1o de abril. O decreto do governo italiano foi divulgado pela Ansa, Agência de Notícias Italiana e prevê um calendário que especifica datas para o fim de quase todas as restrições na Itália.

1° de abril sem Green Pass e sem estado de emergência

Abril começa com o fim do estado de emergência e mudança nas regras de restrições na Itália. Com isso, após dois anos, o país não estará mais em estado de emergência por Coronavírus.

O Comitê Técnico Científico será extinto. No lugar, a Itália terá uma unidade operacional, prevista para funcionar até 31 de dezembro desse ano, com a função de concluir a campanha de vacinação e adotar outras medidas necessárias no combate à pandemia.

Também no dia 1o de abril, será extinto o sistema de cores adotado pela Itália para determinar os níveis de infestação pelo Coronavírus. As regiões não serão mais divididas entres as cores amarelo, laranja e vermelho.

Sem Green Pass, mas com máscaras!

Para acessar transporte público – ônibus e três, também não será exigido o Green Pass, mas continua a obrigatoriedade das máscaras de proteção até o final de abril.

Em caso de Covid-19, a quarentena continua?

Pessoas que tiveram contato com caso positivo de Covid-19 não precisam fazer quarentena, mesmo não estejam vacinadas.

As pessoas que contraíram o vírus devem permanecer em isolamento até que obtenham um exame negativo há pelo menos sete dias, se vacinados, e pelo menos 10 dias, se não estiverem vacinados.

Quem não apresentar exame negativo deve permanecer em regime de autovigilância por 10 dias – poderão sair, trabalhar, mas devem utilizar máscara de proteção modelo Ffp2.

Nas escolas, as crianças que apresentarem exames positivos ficarão em casa. Se houver mais de 4 registros positivos em sala de aula, as aulas continuam presenciais mas os estudantes serão obrigados a usar máscaras de proteção por 10 dias a contar da data em que foram detectados os positivos.

Professores não vacinados poderão ir à escola, mas não poderão estar em sala de aula lecionando.

Veja mais mudanças previstas nas seguintes datas:

 

30 de abril:

Termina a exigência de máscaras para o transporte público. O Green Pass não será mais exigido após essa data em spas, salões de jogos, discotecas, congressos e eventos esportivos em ambientes fechados.

 

1° de maio:

Termina a obrigatoriedade do Green Pass em quase todos os setores. A versão básica do passe verde ainda será obrigatória para acesso em cantinas, no caso de prestar concursos públicos e entrevistas na prisão, e também para o transporte público de longa distância.

 

30 de junho:

Autorizado o retorno ao trabalho presencial nas empresas.

 

31 de dezembro:

O último prazo previsto no calendário divulgado pelo decreto do governo. Prevê a obrigatoriedade da vacina para funcionários da saúde e do Green Pass a pessoas que queiram visitar ou acompanhar outras nas internações em hospitais ou residências de assistência social.

Histórico do Estado emergencial e do Green Pass

O estado emergencial global foi instituído em 30 de janeiro de 2020, mesma data em que foram identificados os dois primeiros casos de Covid-19 na Itália. No dia seguinte a Itália decretou estado de emergência próprio no país, que foi prorrogado posteriormente até 31 de março de 2022.

Nos últimos dois anos foram várias decisões de abertura e fechamento, determinadas de acordo com a queda e aumento dos casos da doença.

A obrigatoriedade do Green Pass começou na Itália dia 6 de agosto de 2021.

Em 1 de março desse ano a Itália abriu as fronteiras para a entrada de moradores de países fora da Comunidade Europeia, incluindo os brasileiros.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Compartilhe! Se deseja mais informações sobre estilo de vida na Itália, ou sobre pedidos de cidadania italiana, acompanhe nossas redes sociais

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest