Como se comemora a Páscoa na Itália?

A Páscoa é uma das datas mais importantes em um país católico como a Itália, comemorada em família, com muita comida boa.

A Páscoa na Itália representa a chegada da primavera, o fim da neve e o começo de dias mais quentes, e junto o simbolismo do renascimento. Por isso são comuns os piqueniques ao ar livre, e as reuniões de família. É uma data muito importante e tradicional, tanto nos rituais religiosos como nas comemorações.

O domingo não é o único dia de celebrações de Páscoa na Itália. Durante toda a Semana Santa são realizadas procissões, atividades sacras nas igrejas do país, e festas populares que começam dias antes, no Domingo de Ramos – chamado de Domenicadelle Palme. É quando os italianos comemoram a chegada de Jesus Cristo à Jerusalém – a famosa imagem de Jesus entrando na cidade montado em um burrinho e os moradores dando boas vindas com ramos de coqueiros e oliveiras.

Assim como no Brasil, a Páscoa na Itália também conta com as representações da crucificação de Jesus, na Sexta Feira Santa – chamada por lá de Venerdi Santo, e com a vigília nas igrejas com a representação de Jesus morto.Então, chega finalmente o Domingo de Páscoa. Na Itália esse dia é celebrado com a família reunida em torno da mesa coberta de receitas típicas da época.

Entre as receitas de Páscoa, na Itália, estão cordeiro assado, ovos cozidos recheados (uovaripiene) e a tradicional torta pasqualina, um bolo salgado da região de Gênova, recheado com verduras e ovos inteiros.

A Páscoa na Itália tem ainda os pratos doces, como a já conhecida Colomba Pascal, tortas como a pastiera napolitana, recheada com ricota e frutas cristalizadas, o scarcelle, tipo de colomba pascal, pinzapasqualetriestina, uma espécie de brioche recheado com geleia ou chocolate, entre muitos outros.

Diferentemente do Brasil, a Páscoa na Itália não termina no domingo. Por lá, as pessoas aproveitam um dia a mais, a segunda feira, que é feriado, conhecido como Lunedìdell´Angelo, ou Pasquetta. Nesse dia os italianos costumam fazer piqueniques em parque e outros espaços abertos para aproveitar dias mais ensolarados e as temperaturas mais amenas da primavera.

Para se sentir na Itália

Uma das receitas mais comuns para os italianos, que é preparada para ser consumida no domingo de Páscoa, na Itália, é a torta pasqualina. E para que nossos leitores se sintam um pouquinho mais perto da Itália, vamos passar a receita!

Conta-se que antigamente essa torta era feita com 33 ervas e verduras diferentes, uma forma de homenagear Cristo pela sua idade. Hoje, é feita de maneira mais simples, com apenas uma ou duas verduras. O que não compromete em nada a tradição e o sabor típico de Páscoa na Itália.

Para o recheio pode usar espinafre ou outros tipos de verduras.

PREPARANDO O RECHEIO

· 2 maços de espinafre
· 1 ricota fresca (cerca de 450 g)
· 1 ½ xícara (chá) de leite
· ½ cebola
· 2 dentes de alho
· 2 colheres (sopa) de manteiga
· 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
· noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto

Coloque no fogo uma panela com a manteiga e frite a cebola e alho picados. Depois acrescente as folhas de espinafre e refogue. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Acrescente a farinha de trigo e o leite mexendo sempre. Por último a ricota esfarelada.

PREPARANDO A MASSA

· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 100 g de manteiga gelada em cubos
· ½ xícara (chá) de água gelada
· 1 pitada de sal

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Acrescente a água e faça uma bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira.

MONTANDO A TORTA

Divida a massa em 2 pedaços, abra em forma de círculo e forre uma assadeira de fundo removível. Preencha a massa com o recheio de espinafre.Com as costas de uma colher, faça buracos no recheio e em cada um deles coloque um ovo inteiro, cru. Cubra a torta com o restante da massa. Leve ao forno para assar até dourar – cerca de 40 minutos.

Depois é só se deliciar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe! Se deseja mais informações sobre o estilo de vida na Itália, ou sobre o universo da cidadania italiana, acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato com a gente!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest