Um dos feriados mais importantes na Itália é o Dia da República Italiana, que tem parada militar e até “esquadrilha da fumaça”
O Dia da República Italiana na Itália é muito parecido com o 7 de setembro aqui do Brasil. Por lá também são realizados desfiles nas principais avenidas, apresentações aéreas, e participação de autoridades e populares.
Muitas cidades da Itália comemoram esse dia com festas e desfiles, mas o principal evento é realizado, há 74 anos, em Roma: uma parada militar na Via dei Fori Imperiali, comandada pelo presidente da República Italiana como o Supremo Comandante das Forças Armadas.
O evento tem ainda a participação de outras autoridades, como o primeiro-ministro, por exemplo, que preside oficialmente o Conselho de Ministros.
E claro, em uma parada militar com tamanho significado político e social, como essa realizada no Dia da República Italiana, não poderia faltar as Forças Armadas. Mas embora seja um evento militar, o foco é para as missões de paz em que a Itália está envolvida, como ações da Cruz Vermelha, por exemplo.
A festa tem apresentações por quase o dia todo, e o ponto alto que encerra a comemoração é o sobrevoo das “Frecce Tricolori” – grupo de exibição de acrobacias da Força Aérea Italiana, similar à Esquadrilha da Fumaça brasileira. Os aviões sobrevoam Roma pintando o céu com as cores da Bandeira Italiana: verde, branco e vermelho.
Comemorações Fora da ITÁLIA
O Dia da República Italiana é tão importante que até em outros países é comemorado com festa, apresentações e mensagens. No Brasil por exemplo, a comunidade ítalo brasileira também celebra todos os anos o Dia da República Italiana. Por meio do seu presidente, Etel Benatti, a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André, que foi criada há 122 anos com o objetivo de preservar costumes e manter viva a importância da colônia italiana no desenvolvimento da região do Grande ABC, publicou mensagem para celebrar o Dia da República Italiana: “Auguri a tutti gli italiani (Saudações a todos os italianos)”.
O Consulado Geral da Itália em São Paulo, um dos maiores do Brasil, também comemora anualmente o Dia da República Italiana. Esse ano, organizou uma turnê do concerto “Brasileiriana com Mel Freire – Um Encontro Musical entre Brasil e Itália”.
A turnê está incluída no projeto “A caminho do Interior”, e vai levar apresentações gratuitas, abertas ao público, para a capital São Paulo e outras quatro cidades do Estado (Ribeirão Preto dia 3, Campinas dia 5, Santos dia 6 e Jundiaí dia 7).
Mel Freire é uma cantora ítalo brasileira que veio ao Brasil especialmente para as apresentações em comemoração ao Dia da República Italiana. O concerto Brasileiriana conta com músicas de artistas brasileiros e italianos, como Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Gino Paoli, Pino Daniele o Lucio Dalla.
No seu site oficial, o consulado italiano de São Paulo diz que “estes concertos são a forma que o Consulado Geral da Itália em São Paulo encontrou de presentear seus concidadãos e todos os muitos cidadãos brasileiros apaixonados pela cultura e música italiana, e de comemorar esse momento tão importante para a história da Itália que é o Dia da República Italiana”.