No mês das mães, a Festa della Mamma!

Assim como no dia das mães no Brasil, a Festa della Mamma é comemorada no segundo domingo de maio.

Itália e Brasil comemoram o Dia das Mães no segundo domingo de maio. Assim como outros mais de 20 países ao redor do mundo. Mas na Itália, a escolha dessa data é relativamente recente. Até pouco tempo atrás, o Dias das Mães era celebrado no dia 8 de maio, uma referência ao dia da “Madre della Chiesa”, a mãe da Igreja.

Na década de 50, os italianos começaram a comemorar o Dia das Mães na mesma data que o Brasil. Por lá a comemoração é chamada de “Festa della Mamma”, e foi incorporada ao calendário de feriados italianos em 1956, depois que uma festa para homenagear as mães foi realizada em Bordighera, um comune na região da Ligúria. O evento conquistou as cidades vizinhas e, com isso, toda a Itália adotou a Festa della Mamma como a comemoração oficial ao Dia das Mães.

O Dias das Mães na Itália é uma das datas mais importantes!

O Dias das Mães na Itália é uma das datas mais importantes no calendário de comemorações, senão a mais importante. E para entender o significado desse dia para os italianos, é preciso saber o que significam as mães nessa cultura.

Quem gosta de filmes sobre a máfia italiana provavelmente já viu cenas de respeito e submissão de gângsteres às suas mães. Na cultura italiana essas cenas não são apenas ficção de cinema. As mães realmente são o centro, o pilar da sociedade na Itália, respeitadas pelos filhos e por todos os outros membros da família.

Quando uma mulher se torna mãe na Itália, passa a ser responsável pela formação integral dos filhos, dando orientações e todo o suporte até a idade adulta, incluindo o período após o casamento deles. Uma mamma italiana tem comportamento protetor e totalitário. Os pais participam pouco da educação e futuro dos filhos. A maioria das decisões fica por conta das mães.

Trabalho de casa para as mães é tradição na Itália...

Ainda nos tempos atuais, algumas famílias mantém os costumes e tradições educando os filhos, especialmente os do sexo masculino, a não tirar o prato da mesa após as refeições, a não lavar a louça, e não passar as próprias roupas. Na Itália, é a mamma quem comanda tudo: casa, cozinha, cuidados com as roupas e a vida dos filhos. Mesmo que as que trabalham fora.

Então agora você já sabe. Se você conhece alguma mãe brasileira que dedica tempo e cuidados excessivos aos filhos, esse costume de educação deve ter passado por gerações. Pode investigar, ela provavelmente tem ascendência italiana!

Histórias e lendas sobre o dia das mães.

Existem registros antigos de comemorações ao Dia das Mães. Diz a lenda que a origem foi no tempo de povos politeístas que celebravam divindades femininas durante o período da primavera.

Os gregos dedicavam um dia do ano à Deusa Rea, a mãe de todos os Deuses. Os romanos homenageavam Cibele, a divindade que representa a natureza, que é a mãe de todas as mães.

Também há registros mais recentes de comemoração ao Dia das Mães nos Estados Unidos, quando a norte-americana Anna Jarvis quis homenagear sua mãe, a ativista Ann Jarvis, que morreu em 1905. Escolheu o segundo domingo de maio, data que anos depois foi oficializada nos Estados Unidos como o Dia das Mães.

A data também foi adotada pela Itália, Brasil e outros países, como Venezuela, Chile, Canadá, Finlândia, Alemanha, Nova Zelândia, Países Baixos, Paquistão, África do Sul, China e Japão.

Em países do Oriente Médio, como a Palestina, por exemplo, o Dia das Mães é comemorado no primeiro dia da Primavera. Em Portugal e Espanha, no primeiro domingo de maio.

Na Itália, atualmente a Festa della Mamma inclui eventos voltados aos direitos da mulher e conscientização para prevenção dos cânceres que afetam as mulheres. O costume por lá é presentear as mães com rosas vermelhas. As rosas brancas são geralmente levadas aos túmulos das mães que já morreram.

E claro, são realizados, assim como aqui no Brasil, almoços com toda a família e muita comida gostosa. Pratos geralmente preparados, claro, pelas mammas da família.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e parentes, e com as “mammas brasileiras” que você conhece. E se você quer conhecer mais sobre o estilo de vida dos italianos, acompanhe nossas redes sociais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest