O passaporte vermelho te oferece uma série de benefícios. Veja agora 10 vantagens da cidadania italiana.
Quando se descobre o direito a ter a cidadania italiana reconhecida, uma das perguntas que vem à mente é “mas o que eu ganho com isso?”. Pois bem, este texto é para te mostrar algumas vantagens da cidadania italiana e te incentivar a buscar o seu direito.
Se na sua família há ascendência italiana, você tem sangue italiano. E se você tem sangue italiano, você tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana, não importa se você herda do pai, do avô, do bisavô, tataravô…. Sabe por quê? Porque o direito à cidadania italiana por sangue não tem limite de gerações! Só esse “detalhe” já é uma bela de uma vantagem.
Também temos que lembrar das outras formas de se obter a cidadania italiana, como por casamento, tempo de residência, direito de solo… O fato é: se você tem direito a requerer a cidadania italiana, precisa conhecer as vantagens que ela pode te trazer.
Veja, então, 10 incríveis vantagens da cidadania italiana:
#1 Transmissão da cidadania aos descendentes
Entre as vantagens da cidadania italiana, é a mais imediata. Por mais que os filhos tenham sangue italiano e tenham direito à cidadania, quando o pai ou a mãe oficializa a cidadania italiana, o processo se torna muito mais fácil para os filhos, já que eles não vão precisar apresentar toda aquela documentação extensa até o antenato.
Em casos de filhos menores de idade, o reconhecimento vem automaticamente, quando o pai ou a mãe o recebem. Em caso de filhos maiores de idade que possam não ter feito parte do processo junto com os familiares, a documentação fica muito mais facilitada num processo futuro. Isso significa economia de tempo e de dinheiro. Ou seja, inclui-se nas vantagens da cidadania italiana, a herança fantástica que é ter o reconhecimento.
#2 Facilidade de acesso à União Europeia:
Imagina você na fila da imigração em qualquer país da comunidade europeia. De um lado a fila de brasileiros que vão precisar comprovar que têm dinheiro suficiente para se manter no país, vão apresentar seguro saúde e mostrar a passagem de volta pro Brasil já comprada. De outro lado, nada de fila. Você segue direto para a área de cidadãos da União Europeia e entra no país. Uma das vantagens da cidadania italiana é ter esse acesso facilitado (já que será oficialmente cidadão europeu), sem precisar mais atender às exigências da imigração como um estrangeiro.
#3 Trabalhar na Europa:
Com a cidadania italiana você tem os mesmos direitos de um cidadão nativo italiano. Você é cidadão. Isso significa que você pode concorrer a uma vaga de emprego e trabalhar legalmente como um cidadão europeu, sem necessidade de visto e com os mesmos benefícios.
Essa questão dos direitos garantidos no trabalho vale para toda a União Europeia e se torna mais uma das grandes vantagens da cidadania italiana. Aliás, dependendo da vaga, falar mais idiomas pode ser o seu diferencial. Outro ponto é que a visão de trabalho no exterior costuma ser diferente, todo trabalho é valorizado. É uma baita experiência pessoal e curricular. Sem contar que você recebe em Euro, né!
#4 Estudar na Europa:
Você sabia que de um modo geral as instituições de ensino mantêm preços diferentes para cidadãos europeus e estrangeiros? Com a cidadania italiana você tem acesso facilitado às melhores escolas e universidades da Itália e de toda a União Europeia. Isso significa que outra das vantagens da cidadania italiana é menos burocracia e economia de dindin na hora de investir nos estudos. Desde escola até graduação, pós, mestrado, doutorado… e pode concorrer a bolsas de estudo direcionadas a cidadãos europeus.
Se quer saber mais sobre estudos na itália e idioma italiano, temos um bate papo em vídeo bem legal pra você assistir.
#5 Direito à saúde pública na União Europeia:
Entre as vantagens da cidadania italiana está o direito à saúde pública, que inclui atendimento médico, cirurgias e tratamentos, tudo completo, muito bem assistido. O acesso se estende à União Europeia.
Na Itália todo indivíduo inscrito no Servizio Sanitario Nazionale, que é o serviço de saúde italiano, recebe o cartão de saúde da Tessera Europea di Assicurazione Malattia. É esse cartão que vai facilitar a assistência de saúde na Europa. Os tratamentos geralmente são gratuitos, mas se houver a necessidade de pagamento é apenas o valor de uma pequena cota.
#6 Menos dinheiro para se tornar um investidor nos EUA:
Para quem pensa em negócios, uma das vantagens da cidadania italiana é a possibilidade de apresentar um plano de negócios investindo menos que um brasileiro, por exemplo. Para um cidadão italiano o valor exigido de investimento é de U$100 mil, já para um brasileiro ter o visto de investidor nos EUA, é necessário um capital de pelo menos U$500mil.
#7 Morar em qualquer país da União Europeia
São 27 países na União Europeia e você pode morar legalmente em qualquer um deles, com as facilidades (burocráticas, por exemplo) de um cidadão europeu. Também tem direito aos benefícios, como auxílio-desemprego, por exemplo.
#8 Aposentadoria na Itália:
Sim, você pode receber da Previdência italiana, maaaas, não basta ser cidadão ou cidadã do país da bota pra receber a aposentadoria. Você precisa também ter contribuído, para esta ser mais uma das vantagens da cidadania italiana.
Suponha que chegou o seu momento de aposentadoria e você quer viver na Itália ou outro país da União Europeia, recebendo seu benefício. Se tiver contribuído para a Previdência italiana é possível realizar esse desejo. Você também pode viver no Brasil, recebendo a aposentadoria tanto do Brasil quanto da Itália, se tiver contribuído lá também.
Para essa questão, sempre consulte um contador da sua confiança, de preferência especializado na área.
#9 Visto de trabalho para a Austrália e Nova Zelândia:
Os governos da Austrália e da Nova Zelândia oferecem, por meio de vistos, uma facilitação para a permanência de estrangeiros nos países.
É o caso do Working Holiday Visa, na Austrália, um visto para estudos e trabalho. Este visto é emitido apenas uma lista limitada de países, da qual o Brasil não faz parte, mas a Itália sim. O visto possui duas subclasses e os cidadão italianos estão incluídos na 417. O link abaixo direciona para o site do governo australiano, na página relacionada ao visto:
http://www.immi.gov.au/Visas/Pages/417.aspx
Para solicitar o Working Holiday Visa, na Austrália, e usufruir dessa que é uma das vantagens da cidadania italiana, é necessário:
√ Ter entre 18 e 31 anos no momento do pedido;
√ Não levar crianças ou dependentes ao país, durante a estadia;
√ Ter o passaporte de um dos países beneficiados;
√ Ter conhecimento da língua inglesa, também é recomendado.
Na Nova Zelândia, as vantagens da cidadania italiana são semelhantes. É possível solicitar o visto com o seu passaporte vermelho. E um grande diferencial é que as vagas do Working Holiday Visa são ilimitadas para quem tem cidadania italiana, ao contrário do que ocorre com outros países. Interessou? Veja o link abaixo.
#10 Ter o terceiro melhor passaporte do mundo:
A décima das vantagens da cidadania italiana que apresentamos aqui é o poder do passaporte italiano. Ele subiu de quarto lugar no ranking de classificação para o terceiro lugar em 2021. Estar entre os 3 primeiros lugares de passaportes mais poderosos do mundo representa, por exemplo, você poder entrar em 188 países sem a necessidade de visto. E a gente sabe que não precisar de visto é um baita de um adianto!
Para ter mais detalhes sobre o ranking de poder dos passaportes, basta acessar ao link: https://www.passportindex.org/pt/byRank.php
Curiosidades que também podem ser vantagens da cidadania italiana:
O alistamento militar não é obrigatório, essa regra vale desde 2005.
Votar também não é uma obrigação, mas é um direito. Todo cidadão italiano pode ajudar a eleger seus representantes.
O domínio do idioma italiano também não é obrigatório, a não ser em casos de cidadania por matrimônio. Mas convenhamos que saber o idioma, assim como conhecer a história, as leis, etc, é importante demais pro cidadão!
Esperamos que este texto tenha sido útil para você. Dúvidas e sugestões? Entre em contato com a gente!